02 agosto 2009

Design de Interação

Design de interação é uma área do design especializada no projeto de artefatos interativos, como web sites, PDAs, jogos eletrônicos e softwares. O foco do Design de Interação são as relações humanas tecidas através dos artefatos interativos, que funcionam também como meios de comunicação interpessoal.



Autores e profissionais da área referem-se a este por meio dos acrônimos "id" ou "ixd" (do inglês interaction design).



O design de interação tornou-se motivo de estudos em grandes universidades dos Estados Unidos da América, como o MIT, a Carnegie Mellon University, a Savannah college of art and design, o Institudo Ivrea de design de interação, a Universidade de Iorque e o Royal College of Art. No Brasil há uma pós-graduação no Instituto Faber-Ludens de Design de Interação.



Definição



(A definição de trabalho abaixo foi baseada em na lista de discussão Interaction Designers.)



IXD é uma vertente do design cuja filosofia prega o desenvolvimento de projetos a partir da aplicação de conceitos construídos com base na observação das experiências de usuários.



Sua aplicação visa à melhoria da relação homem-máquina já que o sucesso de um produto no mercado depende muito da experiência interativa que este pode proporcionar.



Estes são alguns benefícios:



• adequar respostas do sistema às entradas do usuário



• balancear interação e funcionalidade



• prevenir erros do usuário



Aplicando estes conhecimentos, os designers de interação criam produtos e serviços de maior (usabilidade) sob o conceito do design centrado no usuário, levando em conta os objetivos, funções, experiências, necessidades e desejos destes.



Visando o equilíbrio entre os anseios dos usuários, os negócios dos clientes e as possibilidades tecnológicas, os designers de interação superam desafios complexos e criam produtos e serviços inovadores.



Estes designers quase sempre trabalham em conjunto com especialistas em design gráfico, design de informação (ou arquitetura da informação), design industrial baseando-se em pesquisas sobre usuários (usabilidade), podendo atuar em mais de uma dessas atividades simultaneamente. Mas seu principal objetivo sempre é proporcionar a máxima interatividade do produto.



Designers de interação avançam explorando paradigmas e tirando proveito dos avanços tecnológicos. Enquanto a capacidade e complexidade dos dispositivos evoluem, estes profissionais têm um papel importante na consolidação da tecnologia como um grande benefício para as pessoas.

Nenhum comentário: