12 agosto 2009

Linguagem visual

 

 

A linguagem visual é um conjunto de práticas pelas quais as imagens podem ser utilizadas para comunicar conceitos. Compreende várias categorias de expressão, onde a construção de qualquer uma delas implica em conhecimento e na leitura de elementos visuais como a forma, a cor, o espaço (bidimensional e tridimensional), o equilíbrio, a relação entre luz e sombra, plano e superfície, além de outros.

A criação de uma imagem para comunicar uma idéia pressupõe a utilização de uma linguagem visual. Da mesma forma que as pessoas podem "verbalizar" o seu pensamento, eles podem "visualizar".

Os elementos de uma imagem representam conceitos em um contexto espacial, em vez da forma linear usada pelas palavras. Discurso e comunicação visual são paralelos e interdependentes, geralmente por meio dos quais as pessoas trocam informações.

Um diagrama, um mapa, e uma pintura são todos exemplos de utilizações da linguagem visual. Suas unidades estruturais incluem linha, forma, cor, movimento, textura, estrutura, direção, orientação, escala, ângulo, o espaço e a proporção.

No campo da arte, a noção de imagem vincula-se essencialmente à representação visual: pinturas, ilustrações decorativas, desenho, filmes, vídeo e fotografia. O conhecimento da linguagem visual assume fundamental importância quando se reconhece que vivemos na “civilização da imagem”.

Nenhum comentário: