06 setembro 2009

Novo Olhar



Trabalho de Philippe Malouin.
julho/2009


Reinterpretando, manipulando e transformando objetos cotidianos, o jovem designer canadense Philippe Malouin combina as linguagens funcional e conceitual, criando peças super originais e inventivas, que ganham novas funções em suas mãos. Apesar da pouca experiência, o jovem já é apontado pela imprensa especializada como um dos grandes nomes de 2009 no mundo do design, e tem como grande diferencial do seu trabalho a experimentação na hora de pensar em uma nova visão para o banal.
O designer canadense começou a carreira no design estudando desenho industrial em Montreal, onde nasceu. A partir daí ele continuou seus estudos ENSCI, em Paris, e depois na Eindhoven Design Academy, onde apresentou como trabalho de graduação a Grace Table, que foi indicada para o prêmio René Smeets. Todo seu conhecimento teórico atraiu o interesse de grandes profissionais para o trabalho de Malouin, e ele teve a oportunidade de trabalhar com a dupla Frank Tiepkema e Janneke Hooyamans, do estúdio Tjep, e com o renomado inglês Tom Dixon, antes de abrir seu próprio estúdio, em 2008.
Em seu estúdio, Malouin tem mais liberdade para produzir trabalhos experimentais. A grande marca de seu trabalho é a desconstrução de objetos e materiais a fim de criar novas funções e uma estética própria nova. Observando cenas cotidianas, ele pensa em como poderia dar uma nova cara para os objetos, descontextualizando-os, tudo com uma pitada de humor e irreverência. Seu prestígio no mundo do design lhe rendeu parcerias de peso, como um projeto com a tradicional marca Hermès, em que ele desenvolveu uma mala de viagens baseada em um comportamento nômade, a Monarc.
A mídia especializada considera o canadense um dos cinco designers do ano de 2009, e a comprovação disso é o destaque que suas peças tem merecido ultimamente. Sua Hanger Chair está exposta no Gent Design Museum, na Bélgica, e outras de suas peças podem ser vistas na Rossana Orlandi Gallery, em Milão, e Furni Gallery, em Londres. No início do ano, ele ganhou o segundo lugar no prêmio de Designer do Ano, em Cologne, e em abril ele foi o curador de uma mostra no Canadá onde, além de ter suas peças expostas pela primeira vez em seus país, ele pôde escolher outros profissionais que admirava para completarem a exposição. Versatilidade, talento e ousadia são as marcas do designer!
Para mais informações sobre o designer, acesse: www.philippemalouin.com

FOTOS

Para mais informações sobre o designer, acesse: www.philippemalouin.com

Nenhum comentário: