25 janeiro 2010

Design – Ontem e hoje! E o Amanhã?

 

clip_image001

Design de Produto, Design gráfico, Design de Moda, Design de Interiores, Design de Sobrancelhas, Hair Design, Design Digital, encontramos hoje diversas profissões de diferentes áreas com o nome Design agregadas a elas, isso se passa com a idéia de que Design é valor, qualidade, estética. No mercado existem milhares de produtos que se intitulam também com design, até carro agora foi lançado com o nome de Carro Design. O problema não é produtos e profissões terem design no seu nome ou em sua publicidade, o grande problema é que o verdadeiro valor e significado do Design em noventa por cento dos casos é deixado de lado e muitas vezes nem se quer sabem o que é Design, como design como arte, o Design de Interiores é visto como o cara da decoração, o gráfico como o cara que faz uns desenhos, o Digital faz animações e sites e o de Moda faz umas roupas bonitas. É assim que o mercado olha o design e infelizmente é assim também que muitos profissionais se vêem.

Formado na escola de ULM na Alemanha, Gui Bonsiep defende que o design é multidisciplinar, que tem valor social, de desenvolver melhorias para a sociedade, facilitando a vida delas. Ele também afirma que todo design é design de interface, que cria com o objetivo de comunicar um meio entre o usuário e o produto. Para ele também, um designer gráfico não tem que pensar somente na arte da capa de uma revista, em uma embalagem de um produto, o designer gráfico tem que pensar em todo processo, a forma que vai ser impresso, o tamanho que facilite a logística, a melhor leitura para o leitor. Esse pensamento vai para todas as áreas, na moda, não se criar apenas roupas bonitas, mas sim uma roupa que atenda um propósito para a sociedade, que facilite sua locomoção, transpiração e coisas do tipo.

Acredito ainda que os profissionais na área ainda saberão o que realmente é o Design e o que realmente fazer com ele, para assim conseguir dar valor a uma profissão que tem a mesma importância de um medico, um político e outros mais.

 

 

Por Alexandre Silva

Originalmente publicado em:

http://designteatro.wordpress.com/

Nenhum comentário: