22 janeiro 2010

O Designer contra o tempo

 

clip_image001

 

Sempre que se começa um trabalho, o tempo para entrega é crucial para o desenvolvimento do projeto, o tempo muitas vezes determina qual estilo seguir, quais caminhos percorrer ou até mesmo até onde podemos chegar.

O tempo pode ser um grande limitador criativo caso não soubermos lidar com ele, com os prazos cada vez mais apertados, é fundamental se programar e criar um cronograma real para ganhar tempo. Assim que entrar o projeto, liste todas as etapas e recursos necessários para o desenvolvimento, avalie se você possui todos esses recursos para finalizar o projeto, veja se será necessário recorrer à ajuda de algum outro profissional ou se terá que adquirir softwares ou materiais específicos que possam vir a compor o orçamento, essas informações são cruciais para não ter uma surpresa desagradável no decorrer do projeto. O cronograma facilita para que se tenha uma visão macro do projeto, e saber assim o quanto se deve correr para entregar o projeto na data marcada.

Outro fator muito importante para desenvolver projetos em um curto prazo de tempo, é ter domínio sobre o software que irá utilizar e principalmente conhecer seus principais atalhos e recursos de automação, podendo ganhar um tempo precioso no decorrer do processo de desenvolvimento.

O domínio da técnica é tão importante quanto a criatividade, ambos se completam. Assim, trabalhe sempre os dois lados, dedique um tempo para aprender de verdade os softwares que você trabalha e um tempo para desenvolver sua criatividade.

 

Por Paulo Ricardo Martins

Disponível em http://designteatro.wordpress.com/

Nenhum comentário: