08 outubro 2010

Dez sites incríveis para encontrar fotos na web

 

Fotos de personalidades, paisagens, objetos, políticos, obras de arte, capas de discos, animais, arquitetura etc. Todas elas podem ser encontradas na rede. A diferença está entre aquelas que podem ser copiadas e reutilizadas e aquelas que são destinadas apenas a apreciação.

Para não entrar em uma fria, é preciso ficar atento ao tipo de licença da imagem, que pode estar protegida por direito autoral ou estar sob uma licença Creative Commons. Confira sete sites para encontrar imagens para o seu trabalho de escola, website, proteção de tela, apreciação ou diversão.

Life
Lançado em parceria com o Google, o arquivo digital da revista Life conta com cerca de 2 milhões de imagens. As mais antigas datam de 1860. Entre os quadros históricos, estão cliques da Primeira e Segunda Guerra Mundial. Marylin Monroe, Pablo Picasso, Muhammad Ali, Carmen Miranda e Pelé são algumas das personalidades que tem seus retratos registrados. Permitido a reprodução desde que para fins não comerciais.
www.images.google.com/hosted/life



Flickr
Serviço mais popular da web para a postagem e compartilhamento de fotos atualmente, o Flickr permite fazer buscas dos mais diversos assuntos. A interface bem elaborada ajuda na hora de encontrar as melhores fotos. Porém é preciso estar atento às opções de licença caso queira reutilizar as imagens.
www.flickr.com

Stock.xchng
O Stock.xchng é o braço gratuito do iStockPhoto. Além de permitir fazer buscas, o site também traz tutoriais que mostram, por exemplo, como aplicar maquiagem e criar fotos panorâmicas usando o Photoshop. Indicado para blogueiros, webdesigners e editores de conteúdo.
www.sxc.hu

Dreamstime
No mesmo modelo do Stock.xchng, o Dreamstime permite fazer o download de parte do acervo da versão paga do site. Também permite que fotógrafos cadastrem o seu portfólio e o disponibilizem gratuitamente ou sob negociação.
www.dreamstime.com/free-photos

Getty Images
Um dos pioneiros – e hoje entre os maiores – no comércio de imagens digitais, o Getty Images conta com um time de colaboradores que acompanha os principais eventos ao redor do mundo, como a Copa do Mundo de Futebol, por exemplo. Conta com um acervo rico e bem elaborado. O preço das imagens é calculado de acordo com a sua utilização final.
www.gettyimages.com


Agência Brasil
Indicado para quem procura por fotos do Governo, de políticos, de eventos ou de acontecimentos. Imagens da Copa e das chuvas no nordeste são algumas das publicadas recentemente. A galeria da Agência Brasil é atualizada diariamente. As imagens podem ser reproduzidas com os devidos créditos.
www.agenciabrasil.gov.br



Idée Labs

Bastante intuitivo, esse serviço permite fazer buscar de imagens a partir de suas cores. Também permite combinar vários tons e formar uma aquarela. As buscas são feitas na base de dados do Flickr. O resultado é interessante.
http://labs.ideeinc.com/multicolr


Morgue File
A grande vantagem desse serviço é que ele disponibiliza as imagens tanto para uso pessoal como para uso comercial gratuitamente. O ponto fraco é que as pesquisas não trazem resultados objetivos, o que obriga o usuário a aprofundar as pesquisas por meio de filtros.
http://www.morguefile.com

Every Stock Photo
O ESP é um robô que realiza buscas em outros bancos de imagens da web, como o Flickr e o Stock.xchng. Logo após clicar sobre uma imagem, é possível conferir seu tipo de licença, tamanho e data. Usuários cadastrados também podem rankear as imagens. O serviço foi lançado em 2006.
www.everystockphoto.com


PhotoCase
O PhotoCase é um portal onde fotógrafos do mundo todo disponibilizam suas imagens para a venda. A galeria é rica e contém belas imagens. O pacote mínimo com seis créditos sai por 14 dólares. Cada imagem custa entre 2 e  6 créditos.
www.photocase.com/en

Fonte: Geek List.

Nenhum comentário: