22 março 2011

Portfólio = commodity


Segundo o nosso querido wikipédia, commodity é um termo de língua inglesa que, como o seu plural commodities, significa mercadoria, é utilizado nas transações comerciais de produtos de origem primária nas bolsas de mercadorias (http://pt.wikipedia.org/wiki/Commodity).

 

O número de profissionais de design aumentou na mesma proporção exponencial que o número de escolas de design. Se considerarmos o número de cursos técnicos, esse crescimento é ainda maior. Não estou dizendo aqui que cursos técnicos são ruins, ao contrário, acredito que muitos deles são bons e cumprem bem a função a que se propõem. A grande questão aqui é que o aumento de profissionais disponíveis no mercado tornou o portfólio um pré-requisito e não mais um diferencial, ou seja, um commodity.

Em um processo seletivo concorrido com o de uma grande indústria ou uma grande agência surgem vários portfólios excelentes. O diretor em questão ressaltou que no processo seletivos deles surgem muitos portfólios excelentes, mas como esses profissionais se diferenciam? Quais são os atributos relevantes para eles? Diante de tanta técnica apurada, dois atributos chamam a atenção deles: “brilho nos olhos” e potencial.

E o que é o  “brilho nos olhos”? Motivação. Não adianta saber softwares ou técnicas de rendering manual se você não está motivado pelo desafio que a empresa pode proporcionar. Existem diversas técnicas para que eles possam saber se o candidato tem o “brilho nos olhos”(uma simples entrevista pode solucionar isto). Já o potencial depende do perfil do candidato, o que o torna mais interessante. Neste caso não é necessário saber diversos softwares ou ter experiência vasta, e sim ter muita disposição para aprender e ser capaz de crescer diante dos obstáculos que irão surgir.

Esta situação que coloquei surgiu diante de um caso específico, mas é fato que não se contrata mais somente pelas habilidades técnicas. Estas são necessárias e básicas, o candidato precisa estar motivado e disposto a crescer cada vez mais.

Fonte

 

http://www.designsimples.com.br/portfolio-commodity/ por Diego Silverio

Nenhum comentário: